quinta-feira, 14 de agosto de 2025

VACINAÇÃO

 



Começou em 11/08/2025 e vai até 30/08/2025 a CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO na Capital, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza ações de intensificação da vacinação contra o sarampo.

O calendário de rotina das crianças inclui o imunizante contra o sarampo para bebês, que devem receber duas doses do imunizante, aos 12 e 15 meses. Será disponibilizado a vacina para crianças de 6 meses a menores de 1 ano. A introdução da chamada “dose zero” é uma medida preventiva estratégica, que não substitui as doses que devem ser aplicadas aos 12 e 15 meses de idade.
 
Devido à alta circulação do vírus em países no exterior, incluindo vizinhos do Brasil, a medida busca prevenir a reintrodução do sarampo na cidade de São Paulo em consonância com as recomendações do Programa Nacional de Imunizações.

A vacinação é a medida mais eficaz de prevenção, de controle e de eliminação do sarampo, uma doença grave, em especial na infância, sendo ocasionada por um vírus de alta transmissibilidade. Ou seja, um caso positivo pode ser transmitido para até 12 a 18 pessoas suscetíveis.

Neste momento de risco aumentado para a transmissão do sarampo, as crianças entre 6 meses e 11 meses de idade também estão sendo vacinadas com a vacina SCR ou SR (contra o Sarampo e Rubéola). A vacina é contraindicada para gestantes, pessoas imunocomprometidas e crianças menores de 6 meses. As mulheres em idade fértil vacinadas deverão evitar a gravidez por pelo menos um mês após a vacinação.

      
Idade
Esquema Vacinal contra o Sarampo
6 a 11 meses
Dose zero
12 a 29 anos
2 doses com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses
30 a 59 anos
Dose única